RSS

Filariose (Elefantiase)

Filaríose

A filariose ou elefantíase é a doença causada pelos parasitas nematóides Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori, comumente chamados filária, que se alojam nos vasos linfáticos, causando linfedema. Esta doença é também conhecida como elefantíase, devido ao aspecto de perna de elefante do paciente com esta doença.

Tem como transmissor os mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes,tropicais e subtropicais. Quando o nematóideo obstrui o vaso linfático, o edema é irreversível, daí a importância da prevenção com mosquiteiros e repelentes, além de evitar o acúmulo de água parada em pneus velhos, latas, potes e outros. presentes nas regiões

Ciclo de Vida


As larvas são transmitidas pela picada dos mosquitos Culex, Mansonia, Anopheles e Aedes e da mosca Chrysomya (conhecida como "mosca varejeira"). Da corrente sangüínea, elas dirigem-se para os vasos linfáticos, onde se maturam nas formas adultas sexuais. Após cerca de oito meses da infecção inicial (período pré-patente), começam a produzir microfilárias que surgem no sangue, assim como em muitos orgãos. O mosquito é infectado quando pica um ser humano doente. Dentro do mosquito as microfilárias modificam-se ao fim de alguns dias em formas infectantes, que migram principalmente para a cabeça do mosquito.

Progressão e sintomas

período de incubação pode ser de um mês ou vários meses. A maioria dos casos é assintomática, contudo existe produção de microfilárias e o indivíduo dissemina a infecção através dos mosquitos que o picam.

2 comentários:

Anônimo disse...

Juѕt was browsing web 2.0 site ωhen I found уour
sit, anԁ I ωant tо saу your blog temρlate is νeгy nicе.
Hoω long have you beеn running this blog?
The way you do all of this makеs it lоok like a brеeze.

Your site is beautiful, not tο mention offeгѕ
an abundance of high quаlity contеnt.

mу sitе: http://www.amazon.com/Blackstone-P-120-Gourmet-Fire-Pizza/dp/B00CELFJ4A

Anônimo disse...

obrigada por me ajudarem! Espero que me ajudem ainda mais

Postar um comentário