RSS

Poliomielite / Paralisia infantil SABIN/DRT


Poliomielite / Paralisia infantil SABIN/DRT

Principais características - Causada por vírus que são mais estáveis do que a maioria dos vírus, sendo capazes de permanecer viáveis durante períodos prolongados , na água, no leite e em outros alimentos.

Antes da disponibilidade das vacinas, a poliomelite era uma doença cosmopolita, observada em todos os continentes - sendo comuns as epidemias nas zonas temperadas - com maior incidência no verão.

Incubação - Varia de 5 a 35 dias, durando comumente uma a duas semanas.

Principais sintomas -

Forma abortiva: Febre, anorexia, cefáleia, coriza, dor para engolir alimentos, naúseas, vômitos, diarréia e dor abdominal. Não deixa sequelas.

Forma meningítica : Aos sintomas presentes nas forma abortiva segue - se o aparecimento da síndrome meníngea ( ou seja, sintomas das doenças que acometem a meningite - membrana que recobre o cerébro : febre, dor de cabeça, vômitos e rigidez da nuca), sem a presença de paralisias; nesses casos não se observam distúrbios da consciência e a evolução é benigna. Alguns casos podem evoluir para epilepsia.

Forma paralítica: A fase paralítica da doença dura de três a cinco dias e é representada por síndrome infecciosa semelhante à observada na forma abortiva. A febre tem duração e intensidade variavel. Podem ocorrer convulsões, embora não sejam comuns em crianças com baixa idade. Provoca paralisia principalmente nos membros inferiores, provocando atrofia dos músculos. Isso acontece rapidamente na fase aguda da doença e se instala definitivamente.

Transmissão : À ou alimentos contaminados penetram no organismo através da mucosa orofaríngea ou intestinal.

Tratamento : Na fase aguda, o tratamento da poliomelite é fundamentalmente sintomático.

Contágio : 5 dias em média, estendendo - se por, no máximo, 10 dias.

Cuidados importantes : No período de vigilância e repouso absoluto são prioritários os seguintes cuidados com o paciente : sedação, manuntenção dos membros comprometidos em posição funcional, recorrendo a coxins protetores, com o objetivo de evitar agravamento das deformidades, dieta hiperprotéica e hipercalórica, correção de eventuais desequilibrios hidroeletrolíticos.

Prevenção : Vacina

Imunidade : Vacina ou infecção prévia.

0 comentários:

Postar um comentário